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Roteiro

Bragança

Por José LuísPeixoto

José Luís Peixoto

“Se Bragança é as suas casas, fachadas que contêm inúmeras histórias, desde que foram concebidas e construídas, durante toda a sua existência até hoje, Bragança também é as suas gentes, memórias de vários tempos, lembranças vividas e herdadas.”

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Em 2001, com apenas 27 anos, José Luís Peixoto recebeu o Prémio Literário José Saramago. O prémio foi atribuído a Nenhum Olhar, o seu primeiro romance.
Desde então, através de inúmeras traduções, as suas obras têm sido difundidas nas mais diversas latitudes. O reconhecimento do público e da crítica afirmou-o como um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea.
“Contar-me a mim próprio através do outro e contar o outro através de mim próprio, eis a literatura.” Esta afirmação pertence ao romance Autobiografia, onde Peixoto ficcionou sobre José Saramago, integrando-o, como personagem, na sua obra, assim, reconhecendo a marca que o autor de Memorial do Convento lhe deixou.
Nesta Viagem a Portugal Revisited, José Luís Peixoto regressa aos caminhos de José Saramago, levando um olhar novo em busca do que mudou e do que permaneceu. Com atenção especial ao património, à natureza e à cultura, cada roteiro será o ponto de partida para paisagens literárias que nos contam a nós próprios através de Portugal.

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Para ouvir José Luís Peixoto a ler um excerto sobre Bragança, do capítulo “De Nordeste a Noroeste, duro e dourado” da obra Viagem a Portugal, de José Saramago.

José Luís Peixoto

Por Saramago

Viagem a Portugal

De Nordeste a Noroeste, duro e dourado
Um bagaço em Rio de Onor


«Às vezes, começa-se pelo que está mais longe. O natural seria, estando em Bragança, ver o que a cidade tem para mostrar, e depois deitar as vistas em redor, pedra aqui, paisagem acolá, respeitando a hierarquia dos lugares. Mas o viajante traz uma ideia fixa: ir a Rio Onor. Não é que da visita espere mundos e maravilhas, afinal Rio Onor não passa duma pequena aldeia, não constam por lá sinais de godos ou de mouros, porém quando um homem mexe em livros colam-se-lhe à memória nomes, factos, impressões, e tudo isto se vai elaborando e complicando até chegar, é este o caso, às idealidades do mito. O viajante não veio fazer trabalho de etnólogo ou de sociólogo, dele ninguém esperará supremas descobertas nem sequer outras menores: tem apenas o legítimo e humaníssimo desejo de ver o que outras pessoas viram, de assentar os pés onde outros pés deixaram marcas. Rio de Onor é para o viajante como um lugar de peregrinação: de lá trouxe alguém um livro que, sendo obra de ciência, é das mais comovedoras coisas que em Portugal se escreveram. É essa terra que o viajante quer ver com os seus próprios olhos. (...)

São trinta quilómetros de estrada. Logo à saída de Bragança, ali adiante, está a escura e silenciosa aldeia de Sacoias. Entra-se nela como em outro mundo. Vista a disposição das primeiras casas, a curva que o caminho faz, dá vontade de parar e gritar: “Está alguém? Pode-se entrar?” O certo é que ainda hoje o viajante não sabe se Sacoias é habitada. A lembrança que guarda deste lugar é a de um ermo, ou, talvez mais exatamente, de uma ausência. E esta impressão não se desfaz mesmo quando lhe pode sobrepor uma outra imagem, quando já vinha de regresso, de três mulheres dispostas de maneira teatral nos degraus duma escada, ouvindo o que, inaudivelmente para o viajante, outra lhes dizia, enquanto suspendia a mão sobre um vaso de flores. Tão parecido isto é de um sonho que o viajante, afinal, chega a suspeitar que nunca esteve em Sacoias.

(...)

Eis Rio de Onor. Dobrou-se uma curva, aparece entre as árvores um luzeiro de água, ouve-se um restolhar líquido sobre as fragas, e depois há uma ponte. O rio, como é sua obrigação, chama-se Onor. Os telhados das casas são de ardósia, quase todos, e com o tempo húmido brilham e aparecem mais escuros que a sua natural cor de chumbo. Não chove, ainda não choveu hoje, mas toda esta paisagem escorre, é como se estivesse no fundo de um vale submarino. O viajante olhou com todo o seu vagar e seguiu para outro lado. Não está bem em si. Afinal chegou a Rio de Onor, tanto o quis e agora nem parece contente. Certas coisas que muito se desejam, não é raro que nos deixem perdidos quando as obtemos. (...)

(…) Não resta muito da vida comunitária de antigamente, mas Rio Onor resiste: oferece pão e bagaço a quem lá vai, e tem uma fogueira na rua quando o tempo está de chuva e o frio vem chegando. (...)

História do soldado José Jorge

(...) O viajante vai ao castelo, sobe as calçadinhas estreitas e empedradas estreitas à antiga, aprecia o pelourinho, com a sua cruz em cima e a sua porca em baixo, e dá a volta à Domus Municipalis, que devia estar aberta e não está. Quem a vê em fotografias julgá-la-á rectangular, e fica surpreendido ao dar com cinco lados desiguais, que uma criança não desenharia. Que razões podem ter levado a este risco, não se sabe, ou desconhece-as o viajante. E muito mais que averiguar se a construção é romana, ou vem do domínio grego, ou simplesmente medieval, o que intriga o viajante é este pentágono torto para que não encontra explicação.

Da Igreja de Santa Maria do Castelo o viajante apenas vê o portal, e como não é muito sensível às exuberâncias barrocas dá mais atenção ao grão do granito do que aos cachos e folhas que se enrolam nas colunas torsas. Mais tarde há de dar o dito por não dito, reconhecer a dignidade particular do barroco, mas, antes disso, ainda muito terá que andar. De igrejas de Bragança pouco mais lhe interessou, a não ser, e por motivos de curta história, a Igreja de São Vicente, onde, segundo reza a tradição, casaram clandestinamente D. Pedro e Inês de Castro. Assim será, mas das pedras e paredes de então nada resta, e o local nada sugere de tão grandes e políticos amores.

Está vista Bragança? Não está. Mais não se peça, porém, ao viajante, que tem outras terras a ver, como esta capazes de reter um homem para o resto da vida, não por particulares merecimentos, mas porque é essa a tentação das terras. E quando se diz para o resto da vida, diz-se também para além dela, como é o caso do soldado José Jorge, que vai contar-se.

Antes se diga, para entendimento completo, que o viajante tem um gosto, provavelmente considerado mórbido por gente que se gabe de ser normal e habitual, e que é, dando-lhe a gana ou a disposição de espírito, ir visitar os cemitérios, apreciar a encenação mortuária das memórias, estátuas, lápides e outras comemorações e de tudo isto tirar conclusão de que o homem é vaidoso mesmo quando já não tem nenhuma razão para continuar a sê-lo. Calhou estar o dia propício a estas reflexões, e quis o acaso que os passos vagabundos do viajante o encaminhassem ao lugar onde elas mais se justificam. Entrou, circulou pelas ruas varridas e frescas, ia lendo as inscrições cobertas pelos líquenes e roídas pelo tempo, e dando a volta inteira foi dar a uma campa rasa, isolada das pompas da congregação dos falecidos, na qual campa, rodeada por um berço, estava um dístico que assim rezava: “AQUI JAZ JOSÉ JORGE FOI SENTENCIADO À MORTE EM 3 DE ABRIL DE 1843.” O caso era intrigante. Que morto célebre era este, com lugar marcado e ocupado há quase cento e quarenta anos, posto aqui ao pé do muro, mas não ao abandono, como se vê pelas letras pintadas de fresco, nítido branco sobre preto retinto? Alguém há de saber. Mesmo ali ao lado estava a barraca do coveiro, e o coveiro lá dentro. Diz o viajante: “Boas tardes. Pode dar-me uma informação?” O coveiro, que estivera conversando com uma mulherzinha naquele suave tom transmontano, levanta-se do banco e põe-se às ordens: “Se eu souber.” Sabe, com certeza, é pergunta do ofício, parecia mal que não respondesse: “Aquele José Jorge ali, quem era?” O coveiro encolhe os ombros, sorri: “Ah, isso é uma história muito antiga.” Que o seja, não é novidade para o viajante, que bem viu a data. Prossegue o cavador desta vinha: “Conta-se que era um soldado que viveu naquela época. Um dia um amigo pediu-lhe a farda emprestada, sem dizer para quê, mas eram amigos, e o soldado nem perguntou, o caso é que mais tarde apareceu uma rapariga morta e toda a gente começou a dizer que a tinha morto um soldado e que esse soldado era o José Jorge. Parece que o fardamento tinha ficado sujo de sangue, o José Jorge não conseguia explicar, ou não queria, por que tinha emprestado a farda.” “Mas se dissesse que a tinha emprestado, salvava a vida”, diz o viajante, que se gaba de espírito lógico. Respondeu o coveiro: “Isso não sei. Só sei o que me contaram, é uma história que já vem do meu avô, e do avô dele. Calou-se o José Jorge, o amigo não se apresentou, ruim amigo era, e o José Jorge foi enforcado e depois enterrado naquele sítio. Aqui há muitos anos quiseram levantar a campa, mas deram com o corpo em perfeito estado, tornaram a tapar, e nunca mais se lhe mexeu.” Perguntou o viajante: “E quem é que lhe vai pintando aquelas letras tão bem-feitinhas?” “Isso sou eu.” respondeu o coveiro.»

Notas doViajante

“Os sons de Bragança misturavam-se com esse fundo líquido, como se estivessem a dissolver-se nele.”

Bragança

Bragança

“No alto do parque, ao lado da Capela de Nossa Senhora da Piedade, conseguia escutar a água do rio Fervença, lá em baixo. Os sons de Bragança misturavam-se com esse fundo líquido, como se estivessem a dissolver-se nele. Mesmo quando a cidade evidenciava um ruído mais forte, motor ou buzina, a voz do rio permanecia após esse sobressalto e apagava-o da memória, devolvia aquela hora da manhã à calma, ao ritmo da respiração. Os telhados das casas nunca perderam o sossego dessa cadência, o céu também não, ambos seguravam as nuvens, corpos esculpidos sobre a cidade. Aquela era a margem esquerda do rio, desci por caminhos de pedras novas, calcetadas há poucos anos e, no entanto, a fazerem já parte plena da paisagem, a serem Bragança também. Atravessei uma ponte, o Fervença a cumprimentar-me, e avancei por ruas pertencentes ao emaranhado que, lá no cimo do miradouro, apenas imaginava.
Cruzei-me com a vida brigantina, passos nos passeios, pneus na estrada empedrada, pessoas atarefadas em janelas abertas ou no interior de pequenos comércios, olhares esquivos ao tocarem o meu, mas que logo a seguir se declinavam em sorrisos subtis. Se Bragança é as suas casas, fachadas que contêm inúmeras histórias, desde que foram concebidas e construídas, durante toda a sua existência até hoje, Bragança também é as suas gentes, memórias de vários tempos, lembranças vividas e herdadas.
Em Bragança, quem se dirige a algum lugar atravessa a Praça da Sé. Por isso, é natural que todos se cruzem por lá. Eu próprio fui abordado por um amigo que não esperava ver naquele instante. E, no entanto, apesar da surpresa, senti uma justiça natural nessa coincidência, uma vez que a Praça da Sé se aparenta muito com o centro do mundo, ponto de onde emana tudo o que existe. Conversámos a poucos passos do cruzeiro, da escultura que serpenteia por essa coluna, cachos de uvas com bagos de granito. Tivemos uma conversa de minutos ao lado desse cruzeiro do século XVII, que foi levado do seu lugar no século XIX, tendo regressado após algumas décadas de desterro. Enquanto me inteirava da história do meu amigo, estava ao lado desta história.
Estava também, como é evidente, muito perto da Sé Velha, onde entrei logo a seguir, condensação de paz na paz de Bragança. Sentado num dos bancos de madeira, assisti aos detalhes da capela-mor, às linhas do teto, ao silêncio. Construída para ser convento da Ordem das Clarissas, tendo também servido como colégio dos Jesuítas, foi depois ampliada e passou a catedral. Naquela manhã, o claustro estava fechado, apenas o vi através das grades.
Esse não foi o caso da Domus Municipalis. No seu interior, pedra, a luz que atravessava a janelas, desenhava no chão janelas iguais, feitas de incandescente. Essa mistura, pedra, luz, sombra, acrescentava ainda mais solenidade ao edifício que, na península Ibérica, é o único em estilo românico com arquitetura civil, apesar de não estarem esclarecidas as funções exatas para que foi concebido. Tanto quando estava lá dentro, como quando o contornava, não me incomodou o seu formato irregular, pentágono despropositado. Aprecio e aplaudo a imperfeição. Para além do impacto da solidez da pedra, sensibilizou-me a memória de um certo selo de dois escudos que, durante a minha infância, fez parte da pequena coleção filatélica que partilhava com as minhas irmãs. Esse quadrado de papel foi o primeiro lugar onde soube desta imponente construção de pedra.
O castelo está a poucos metros, logo ali. A torre de menagem deixa perguntas e certezas acerca do envolvimento entre os seres humanos e o granito, a força que uns e outros partilham. No castelo de Bragança, está marcada a ação de gente do passado, brigantinos também eles, que decidiram levantar este marco imenso, este sinal irredutível da vontade de permanecer aqui, imenso desejo por esta terra. Igualmente, desejo por estas pedras de Bragança, as que pisei até chegar ao pelourinho, gastas pelos passos de muita gente, pessoas anteriores a mim, anteriores a todos nós. E, de repente, eis o pelourinho, espetado no lombo da porca da vila, como é conhecida esta figura de pedra, pertencente a um culto que já não se consegue identificar com rigor histórico. Mas, se a terra, as pedras e o céu eram os mesmos, não duvido que o culto desse tempo antigo fosse exatamente esta terra, estas pedras e este céu.”
José Luís Peixoto

O que visitar

Sugestões paraBragança

Na viagem revisitada de José Luís Peixoto, estes foram alguns dos locais destacados pelo seu olhar e pela sua escrita.

Rio de Onor

Rio de Onor

“Esta água gera todos estes tons de verde. As ervas que crescem onde quer que se pouse o olhar são sinónimas desta água a correr. A aldeia e a natureza foram organizadas em volta do rio, caminho que reflete a paisagem e o tempo. Ao observarmos o rio, convencemo-nos de que contem a nitidez de um mundo completo.
Em volta da aldeia, distingue-se abundância em toda a lonjura, a superfície dos montes é formada por copas de árvores. Há uma brisa que chega lá de cima, limpa o ar ainda mais, toca a nossa pele com essa candura. Os sons da natureza trazem notícias de fertilidade, aves a que não falta céu.
Aqui, mais perto, as pedras dos muros das hortas estão sobrepostas com a perfeição dos primeiros deuses. O lugar de cada pedra não poderia ser ocupado por nenhuma outra. Em cada porção da terra que lhes pertence, estão pessoas a trabalhá-la. É a ligação de uma vida inteira, como se os seus pés fossem estivessem fixos por raízes e, assim, alimentassem a seiva que corre nos corpos.
As hortas são a natureza domada pelo ser humano, sujeita a uma geometria acessível, linhas simples, quadrados. Uma natureza conveniente que, ainda assim, não deixa de ser natureza absoluta. O ritmo das hortas, como acontece com toda a paisagem, são as estações, o dia e a noite. O relógio da igreja está adiantado sete minutos. Não importa, a natureza é o verdadeiro relógio de Rio de Onor.”

José Luís Peixoto

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Best ofBragança

No extremo nordeste do país, esta capital de distrito foi passagem obrigatória para marcos da História de Portugal, como os Tratados de Zamora (no século XII) e de Tordesilhas (no final do século XV). Bragança mantém vivos o comércio e a gastronomia tradicionais, assim como enaltece as paisagens naturais e a riqueza do património.
Domus Municipalis

Domus Municipalis

“Cinco lados desiguais, que uma criança não desenharia”, descreve-a José Saramago. É um dos ex-líbris da cidade e um exemplo da arquitetura civil românica, conservado até aos dias de hoje, graças à sua construção em pedra. No interior, os frisos esculpidos e as janelas abertas para a paisagem bragantina sustentam a sua imponência e a sua história.

Cidadela de Bragança

Cidadela de Bragança

Demarcada no cenário montanhoso, as suas muralhas em forma de coração compreendem o Castelo medieval e o respetivo casario, as Torres de Menagem e da Princesa (palco da lenda da antiga aldeia da Benquerença), o Pelourinho (um dos mais antigos do país) e a Domus Municipallis.

Cidadela de Bragança
Praça da Sé e Igreja de São João Baptista (antiga Sé de Bragança)

Praça da Sé e Igreja de São João Baptista (antiga Sé de Bragança)

No largo do centro da cidade, o bulício preenche as ruas de novas narrativas citadinas, no caminho tomado em direção ao Castelo. Qual bússola das descobertas, o icónico cruzeiro de base coríntia repousa à entrada da antiga Sé de Bragança, onde, no interior, a talha dourada e o coro-alto de madeira se elevam a meia-luz.

Praça da Sé e Igreja de São João Baptista (antiga Sé de Bragança)
Praça da Sé e Igreja de São João Baptista (antiga Sé de Bragança)

Centro Cultural Municipal Adriano Moreira

Centro Cultural Municipal Adriano Moreira

Instalado num edifício do século XVI, este espaço foi recuperado em 2004 e recebeu, desde então, vários pólos culturais, entre eles a Biblioteca Municipal, com desafios mensais para o seu clube de leitores. Por sua vez, a Biblioteca Adriano Moreira é dedicada ao espólio do consagrado advogado, professor e político, e contém cerca de dezassete mil livros doados e vários símbolos académicos.

Centro Cultural Municipal Adriano Moreira
Centro Cultural Municipal Adriano Moreira

Gimonde

Gimonde

Um quadro pitoresco a poucos quilómetros de Bragança e nas redondezas do Parque Natural de Montesinho. Nesta aldeia, em que o azul do rio contrasta com a paisagem pastoril e com os arcos de pedra da ponte românica, o tempo parece abrandar e convidar a uns dias de sossego em contacto com a natureza.

Gimonde
Gimonde

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